Think out / Considere cuidadosamente

 

"For Elohim so loved the world, that He gave His only begotten Son, that whosoever believeth in Him should not perish, but have everlasting life" "Porque Elohim amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (John 3:16). "For I am not ashamed of the gospel of Messiah: for it is the power of Elohim unto salvation to every one that believeth; to the Jew first, and also to the Greek" ; "Porque não me envergonho do evangelho do Messias, pois é o poder de Elohim para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego".(Romans 1:16). "But Elohim commendeth His love toward us, in that, while we were yet sinners, Messiah died for us" ; "Mas Elohim prova o seu amor para conosco, em que o Messias morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romans 5:8). "That if thou shalt confess with thy mouth the Adon Yeshua, and shalt believe in thine heart that Elohim hath raised Him from the dead, thou shalt be saved. For with the heart man believeth unto righteousness; and with the mouth confession is made unto salvation. For the scripture saith, Whosoever believeth on him shall not be ashamed. For there is no difference between the Jew and the Greek: for the same ADONAI over all is rich unto all that call upon him. For whosoever shall call upon the name of the ADONAI shall be saved. " ; "A saber: Se com a tua boca confessares a ADON Yeshua, e em teu coração creres que Elohim o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o ADONAI de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome de ADONAI será salvo." (Romans 10:9-13). "...Elohim hath given to us eternal life, and this life is in his Son." ; "E o testemunho é este: que Elohim nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho".(I John 5:11). "He that hath the Son hath life; and he that hath not the Son of Elohim hath not life." ; "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Elohim não tem a vida". (I John 5:12). For the wages of sin is death; but the gift of Elohim is eternal life through Yeshua HaMashiach Adoneinu" ; "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Yeshua HaMashiach nosso Senhor".(Romans 6:23).

Édito de Extermínio dos Judeus (II) - Pérsia

Ó Deus, não estejas em silêncio! Não cerres os ouvidos nem fiques impassível, ó Deus! Porque eis que teus inimigos se alvoroçam, e os que te aborrecem levantaram a cabeça. Astutamente formam conselho contra o teu povo e conspiram contra os teus protegidos. Disseram: Vinde, e desarraiguemo-los para que não sejam nação, nem haja mais memória do nome de Israel. – Salmos 83:1-4

[Hamã.jpg]

Enquadramento Bíblico da Festa do Purim

É decretada a morte para todos os Judeus

Ester foi rainha na corte de Assuero, rei Persa que a História identificou como Xerxes. Na verdade, ela foi a sua segunda rainha. Antes dela, reinou Vasti, mas a sua conduta desagradou profundamente ao rei, pelo que foi afastada (Cap. 1).

Ester era judia, e antes de chegar ao palácio, vivia com Mordecai, seu tio. Mordecai "fora transportado de Jerusalém com os cativos que foram levados com Jeconias, rei de Judá, ao qual transportara Nabucodonosor, rei de Babilónia. Este criara a Hadassa (que é Ester, filha do seu tio), porque não tinha pai nem mãe; e era moça bela de aparência e formosa à vista; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mordecai a tomara por sua filha" (2:6-7).

A acção tem lugar, pois, no século V a.C., em Susã, capital administrativa do Império Persa. Por divergências entre Mordecai e Hamã (o homem mais poderoso na corte do rei – 3:1), divergências que se prendiam com a forma como Mordecai não honrava Hamã, este decide vingar-se, não somente na pessoa do seu inimigo, mas de todo o povo judeu:

Ester 3:5 Vendo, pois, Hamã que Mordecai não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de furor. 6 Porém, em seus olhos, teve em pouco o pôr as mãos só sobre Mordecai (porque lhe haviam declarado o povo de Mordecai); Hamã, pois, procurou destruir todos os judeus que havia em todo o reino de Assuero, ao povo de Mordecai.

Nasce, desta forma, um Édito de Extermínio que a Bíblia nos relata como sendo o segundo da História de Israel. Um primeiro Édito tinha sido promulgado pelo Faraó do Êxodo. Falhou nos seus intentos, tal como este iria falhar. Mas, por agora, o veneno produzia o efeito desejado:

Ester 3:8 E Hamã disse ao rei Assuero: Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo cujas leis são diferentes das leis de todos os povos e que não cumpre as leis do rei; pelo que não convém ao rei deixá-lo ficar. 9 Se bem parecer ao rei, escreva-se que os matem; e eu porei nas mãos dos que fizerem a obra dez mil talentos de prata, para que entrem nos tesouros do rei. 10 Então, tirou o rei o anel da sua mão e o deu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, adversário dos judeus. 11 E disse o rei a Hamã: Essa prata te é dada, como também esse povo, para fazeres dele o que bem parecer aos teus olhos. 12 Então, chamaram os escrivães do rei no primeiro mês, no dia treze do mesmo, e conforme tudo quanto Hamã mandou se escreveu aos príncipes do rei, e aos governadores que havia sobre cada província, e aos principais de cada povo; a cada província segundo a sua escritura e a cada povo segundo a sua língua; em nome do rei Assuero se escreveu, e com o anel do rei se selou. 13 E as cartas se enviaram pela mão dos correios a todas as províncias do rei, que destruíssem, matassem, e lançassem a perder a todos os judeus desde o moço até ao velho, crianças e mulheres, em um mesmo dia, a treze do duodécimo mês (que é mês de adar), e que saqueassem o seu despojo. 14 Uma cópia do escrito para que se proclamasse a lei em cada província foi enviada a todos os povos, para que estivessem preparados para aquele dia. 15 Os correios, pois, impelidos pela palavra do rei, saíram, e a lei se proclamou na fortaleza de Susã; e o rei e Hamã se assentaram a beber; porém a cidade de Susã estava confusa.

O Jejum de Ester

No palácio, Ester assistia aos preparativos para o extermínio do seu povo. É o tio quem a sensibiliza a fazer algo pelos judeus. Em resposta, Ester proclama um jejum de três dias, findos os quais "enfrentaria" o rei no seu pedido de misericórdia. Isto é o que hoje em Israel se conhece como "O Jejum de Ester"!

Ester 4:13 Então, disse Mordecai que tornassem a dizer a Ester: Não imagines, em teu ânimo, que escaparás na casa do rei, mais do que todos os outros judeus. 14 Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? 15 Então, disse Ester que tornassem a dizer a Mordecai: 16 Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço.

Ester organiza um banquete restrito a Xerxes e Hamã. Radiante pela honra, Hamã recolhe a casa, sem antes presenciar mais uma vez um Mordecai sem disposição para se lhe prostrar. (Mal) Aconselhado pela mulher, ergue uma forca destinada ao seu arqui-inimigo, decidido a vingar os vexames.

Entretanto, no palácio, sem poder dormir, Xerxes mergulha nas crónicas do reino, onde encontra registos da fidelidade de Mordecai ao seu governo. Toma então a decisão de lhe atribuir honras reais, e é o próprio Hamã quem, sob grande humilhação, é escolhido para executar a tarefa.

No palácio, chega a hora do banquete. Ester clarifica perante o rei a conspiração de Hamã, e este é finalmente desmascarado:

Ester 7:3 Então, respondeu a rainha Ester e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição e o meu povo como meu requerimento.
4 Porque estamos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem e lançarem a perder; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia, ainda que o opressor não recompensaria a perda do rei.
5 Então, falou o rei Assuero e disse à rainha Ester: Quem é esse? E onde está esse cujo coração o instigou a fazer assim?
6 E disse Ester: O homem, o opressor e o inimigo é este mau Hamã. Então, Hamã se perturbou perante o rei e a rainha.


Autorizados a resistir

A forca que tinha sido preparada para Mordecai, serviu afinal para Hamã. Uma vez que os decretos feitos em nome do rei e selados com o seu anel não podiam ser revogados (8:8), é concedido aos judeus a possibilidade de se defenderem perante todos os que estavam dispostos a exterminá-los:
Ester 8:8 Escrevei, pois, aos judeus, como parecer bem aos vossos olhos e em nome do rei, e selai-o com o anel do rei; porque a escritura que se escreve em nome do rei e se sela com o anel do rei não é para revogar.
9 Então, foram chamados os escrivães do rei, naquele mesmo tempo e no mês terceiro (que é o mês de sivã), aos vinte e três do mesmo, e se escreveu conforme tudo quanto ordenou Mordecai aos judeus, como também aos sátrapas, e aos governadores, e aos maiorais das províncias que se estendem da Índia até à Etiópia, cento e vinte e sete províncias, a cada província segundo a sua escritura e a cada povo conforme a sua língua; como também aos judeus segundo a sua escritura e conforme a sua língua.
10 E se escreveu em nome do rei Assuero, e se selou com o anel do rei; e se enviaram as cartas pela mão de correios a cavalo e que cavalgavam sobre ginetes, que eram das cavalariças do rei.
11 Nelas, o rei concedia aos judeus que havia em cada cidade que se reunissem, e se dispusessem para defenderem as suas vidas, e para destruírem, e matarem, e assolarem a todas as forças do povo e província que com eles apertassem, crianças e mulheres, e que se saqueassem os seus despojos,
12 num mesmo dia, em todas as províncias do rei Assuero, no dia treze do duodécimo mês, que é o mês de adar.
13 E uma cópia da carta, que uma ordem se anunciaria em todas as províncias, foi enviada a todos os povos, para que os judeus estivessem preparados para aquele dia, para se vingarem dos seus inimigos.
14 Os correios, sobre ginetes das cavalariças do rei, apressuradamente saíram, impelidos pela palavra do rei; e foi publicada esta ordem na fortaleza de Susã.


[Forca+do+Hamã.jpg]

Os intentos de Hamã tiveram o mesmo destino que os de Faraó: o fracasso. Ainda desta vez, Deus não permitiu que o povo judeu fosse totalmente aniquilado:

Ester 9:1 E, no mês duodécimo, que é o mês de adar, no dia treze do mesmo mês em que chegou a palavra do rei e a sua ordem para se executar, no dia em que os inimigos dos judeus esperavam assenhorear-se deles, sucedeu o contrário, porque os judeus foram os que se assenhorearam dos seus aborrecedores.

O Nome de Ester

No capítulo 2, versículo 7, é-nos dito que Hadassa é Ester. Ora, isso não significa que os nomes Hadassa e Ester tenham o mesmo significado, como muitas vezes se ouve. Significa, sim, que eram nomes da mesma pessoa. Na verdade, um nome é de origem persa, Ester, que significa "uma estrela", e outro de origem hebraica, Hadassa, que significa "murta", um símbolo de vitória. Essia, Essie, Ettie, Estella e Estelle são algumas das variantes.

Coordenação de Eduardo Fidalgo

Publicada por Beit Israel em terça-feira, 10 de Março de 2009 às 17:07

Fonte: http://beit-israel.blogspot.com/search/label/Israel%20na%20Hist%C3%B3ria%20-%20Hist%C3%B3rias%20de%20Esperan%C3%A7a%20e%20Desespero

Nenhum comentário:

Postar um comentário